Vale a pena começar a carreira em uma startup?

Vai entrar no mercado de trabalho? Dentre as oportunidades que estão disponíveis atualmente, estão os empregos em startups. Essas empresas se diferenciam das demais por focarem em um produto ou serviço inovador.

Além disso, prezam pela escalabilidade de negócio, repetibilidade, flexibilidade e agilidade. No geral, as equipes são enxutas, competentes e criativas.

Será que esse é o local certo para você começar a sua carreira? Veja algumas dicas para descobrir se é o ambiente ideal para você!

Avalie se você tem o perfil para trabalhar na startup

A primeira coisa, que você precisa fazer, é uma autocrítica. Será que tem o perfil para trabalhar em um ambiente inovador? No geral, para esse tipo de local o profissional precisa ser proativo, saber lidar bem em uma empresa com ritmo acelerado, constantes mudanças, prazos apertados, orçamentos limitados, pressão e desafios.

No geral, em uma startup, a pessoa meio que “se vira sozinha”, sem ter alguém para ficar ensinando a dar os primeiros (e talvez) próximos passos. Por isso, se não gostar de ter autonomia, flexibilidade, resiliência e proatividade, talvez esse ambiente não seja o mais adequado para você.

Salário não pode ser o mais importante

Se a sua ideia for começar no emprego com um salário alto, talvez a startup não seja o local adequado para você. Esse tipo de empresa é bom para quem quer construir uma carreira.

A remuneração oferecida nesse tipo de empresa, que está em fase inicial, não costuma ser muito atrativa. Contudo, se o empreendimento der certo, o crescimento costuma ser rápido e os ganhos chegam como consequência disso.

Sem contar que você terá a oportunidade de trabalhar com um produto ou serviço desde a sua criação, até a expansão dele. É uma ótima experiência, que dará uma visão diferenciada para o mercado de trabalho e pode ativar a sua veia empreendedora.

Procure entender o produto da startup

Além das características pessoais e de estar preparado para crescer junto com a empresa, é preciso se identificar com o produto ou serviço. Lembre-se de que você vai caminhar junto com a empresa e precisará se identificar com o que ela oferece.

Por isso, é importante saber o que ela faz, entender os valores internos e ter a certeza de que está pronto para encarar o desafio. O trabalho em uma startup é desafiador, mas traz um crescimento exponencial. Deu match com a empresa? Aproveita!

Você acha que está preparado para trabalhar em uma startup? Conte pra gente nos comentários!

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Faça parte da galera Share.

Últimas vagas para 2019, garanta a sua!