Trabalhos e estudos de última hora? Entenda melhor maneira de planejar os seus compromissos acadêmicos

Trabalhos e estudos de última hora? Entenda porque os estudantes procrastinam e qual a melhor maneira de planejar os seus compromissos acadêmicos

Procrastinação: o estudante que nunca sofreu desse mal, que atire a primeira pedra! Parece incrível mas, para a maioria dos acadêmicos, fazer tarefas, trabalhos ou estudar para as provas com antecedência parece impossível. Há muitos que preferem até lavar louça, a adiantar a tarefa para ser entregue na semana que vem.

Por que será que a procrastinação está tão presente na vida dos estudantes? Como mudar isso? Veja algumas dicas!

O que é procrastinar?

Procrastinação nada mais é do que deixar para depois, o que você poderia e deveria fazer agora, mas está sem vontade. Você enrola, enrola… Quando nota, faltam poucas horas para entregar o trabalho ou está quase na data da prova final e, só então você corre para estudar.

Começa a correria e a culpa por não ter adiantado tudo antes. Em uma linguagem popular, procrastinar é “empurrar com a barriga”, até não poder mais.

As causas disso acontecer são variadas. Dentre elas:

  • Considerar a tarefa algo banal ou monótono;
  • Faz parte da personalidade da pessoa não se programar para as ações com antecedência;
  • Se entreter com mensagens de amigos, séries e filmes e acabar preferindo deixar as atividades para outro momento;
  • Cansaço por excesso de tarefas, entre outros.

Como evitar a procrastinação

Se você está sofrendo com esse problema e vive deixando tudo para a última hora, é o momento de mudar essa realidade. Veja algumas dicas para combater a procrastinação e mudar a forma como vive!

Faça uma lista

Gaste alguns minutos do seu dia para fazer uma lista de tarefas. Escolha de acordo com as prioridades e a siga. Enquanto não cumprir a primeira, ou seja, a mais importante, não pode passar para a outra.

Isso ajuda a não cair na tentação de começar pelo que for mais fácil e também colabora para aumentar o foco.

Mas é importante, também, saber mesclar suas atividades para garantir que você consiga estudar, trabalhar e se divertir.

Divida o trabalho e faça pausas

Vamos supor que você esteja redigindo o seu TCC. O trabalho é longo e cansativo. Por isso, você não vai conseguir fazer tudo de uma só vez.

Em tarefas assim, o ideal é dividir tudo. Você pode, por exemplo, colocar em sua lista de tarefas uma meta para o número de páginas que precisa concluir por dia. Isso ajudará a focar na atividade, melhorar o rendimento e não parar na metade.

Além disso, é importante fazer pausa entre uma tarefa e outra. Venceu uma etapa do seu dia? Pare, lave o rosto, beba café e volte mais relaxado. Isso ajudará a ter foco para cumprir o restante das atividades.

Gostou das dicas? Conta outras ideias de como vencer a procrastinação!

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Faça parte da galera Share.

Últimas vagas para 2019, garanta a sua!