Vantagens de participar de entidades acadêmicas

Você se envolve com as ações que acontecem em seu campus? Faz parte de alguma entidade acadêmica, como Empresas Juniores, Diretórios e Centros Acadêmicos? Enquanto o estudante ainda está na graduação, muitas vezes, não se preocupa com isso. Alguns chegam a pensar que seria uma perda de tempo, mas isso não é real.

Participar de entidades acadêmicas é uma forma de se destacar, não apenas durante a graduação, mas perante o mercado de trabalho. Embora muitos não saibam, grandes empresas levam em consideração a presença do recém-formado nesses tipos de grupos, na hora de avaliar o currículo.

Afinal, há várias habilidades que podem ser desenvolvidas, por exemplo, ao participar de um centro acadêmico. Descubra as vantagens e porque é importante estar presente nas entidades acadêmicas.

Praticar o que viu em sala de aula

Ao fazer parte desses projetos, é possível colocar um pouco do que vê em sala de aula, em prática. Por exemplo, na empresa júnior, é possível fazer a troca de conhecimento e experiências e ter a orientação de um professor para executar o que aprendeu.

Desenvolver a criatividade

Quem participa de centro acadêmico, precisa lidar com conflitos e realizar eventos, que envolvam a comunidade. Para isso, é necessário desenvolver a criatividade, em busca de soluções e alternativas sobre os mais diferentes temas.

Liderança e comunicação

Assim como a criatividade, há entidades acadêmicas, como o próprio centro acadêmico, que desenvolve habilidades de liderança. Seja você o presidente do centro acadêmico ou não vai precisar gerenciar algo, encabeçar projetos e se comunicar com docentes e discentes.

Dessa forma, irá desenvolver essas habilidades, que são importantes tanto para o seu desempenho acadêmico, quanto para a inserção no mercado de trabalho.

Atuar na sociedade

Muitas vezes, as entidades acadêmicas também focam em processos que envolvem o bem comum, não apenas no ambiente universitário, mas também na sociedade como um todo. Isso faz com que o estudante conheça melhor a realidade do local no qual estuda, bem como as particularidades que poderá encontrar depois que se formar.

Dessa forma, a participação o prepara para lidar com as adversidades que encontrará no mercado de trabalho e que não podem ser ensinadas nas aulas teóricas.

Estágios

Se encontrar estágio na sua área é difícil, saiba que a participação em entidades acadêmicas abre portas. Você acaba tendo mais proximidade com os professores e também com pessoas da sociedade.

Como essas pessoas conhecem o seu trabalho, acaba ficando mais fácil pleitear uma vaga de estágio.

Mercado de trabalho

Como conseguir um emprego sem ter experiência?”. Essa é uma pergunta frequente entre as pessoas que estão chegando ao fim do curso de graduação. O que muitas desconhecem é que o que é vivido em estágios e em entidades acadêmicas. Muitas vezes, são aceitos como comprovação de experiência para o empregador.

No geral, ele quer alguém que já tenha tido algum contato prático com a área e as entidades acadêmicas proporcionam isso ao estudante.

Gostou das dicas? Qual entidade acadêmicas você tem interesse em participar? Conte pra gente nos comentários!

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!