Já escolheu qual curso quer fazer? Essa é uma importante etapa da vida. Afinal, é quando dará início na preparação de uma carreira promissora.
Porém, nem sempre o curso escolhido está disponível na cidade na qual o estudante mora. Nesse caso, é preciso se mudar em busca da curso escolhido. Está na hora de sair da casa dos pais, morar sozinho pela primeira vez e estudar muito.
Você está preparado para encontrar o lugar certo para viver? Veja algumas dicas do que fazer para achar o local ideal para morar durante a faculdade.
Pesquise sobre a cidade na qual vai morar
A primeira coisa é saber mais sobre a sua futura cidade. Pesquise e converse com conhecidos a respeito do estilo de vida dos habitantes da cidade, quais os tipos de imóveis disponíveis para estudantes, segurança e outros fatores.
Faça uma busca sobre os bairros e identifique os mais agradáveis. Verifique também a distância entre os principais lugares da vizinhança da sua universidade. Esses dados vão ajudar a escolher o local ideal.
Veja as opções de moradia
Após avaliar bem a cidade e os bairros, veja as opções de moradia. Algumas universidades públicas oferecem alojamentos estudantis a um custo muito baixo.
Há também estudantes que se reúnem para dividirem um apartamento. Isso é chamado de república e é uma escolha interessante, para quem quer gastar pouco. Porém, é importante sempre pesquisar bastante para saber com quem vai morar. Afinal, é preciso se sentir confortável e seguro.
Há também prédios que são construídos especialmente para estudantes. Neste ambiente você encontra apartamentos pequenos, já com móveis, prontos para morar. No geral, são construídos bem próximos a universidades.
Além disso, os residenciais estudantis oferecem benefícios que facilitam e alegram o dia a dia do estudante, como:
- Recepção 24 horas
- Wi-Fi de alta velocidade
- Vagas de estacionamento
- Piscina na cobertura
- Contratos curtos e sem fiador
- Fechadura eletrônica
- Cozinha equipada
- Área fitness
- Câmeras de segurança
- Espaço com churrasqueira
- Bicicletário
- Sala de estudo
- Jogos de tabuleiro
- Área com videogame
- Lounge com arquibancada e TV
- Mesa de pebolim
- Caixas de correio individuais
Estes projetos contam com serviços, que podem ser contratados sempre que os moradores precisarem, deixando a rotina mais leve. Dentre eles:
- Lavanderia
- Limpeza
- Snacks
- Bike sharing
- Impressão
Por conta de tudo isso, os residenciais estudantis passam a ser uma boa opção para quem quer sair de casa e morar bem.
Segurança
Não se esqueça de escolher um local seguro. Além de procurar por um bairro bom e perto da faculdade, verifique se o condomínio tem câmeras de segurança e portaria.
Gostou das dicas? A Share tem o imóvel certo para você! Venha nos visitar.

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar
Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.