Entenda porque os calouros são chamados de “bixos” ao entrar na faculdade

Passou no vestibular? Há muita expectativa para os primeiros dias de aula, não é? Aquela ansiedade sobre o curso escolhido, para saber quem são os amigos de sala e até se vai realmente gostar do curso.

Sem contar a recepção dos veteranos e até possíveis trotes para com os bixos. Por falar em “bixos”,  você sabe o motivo dos calouros receberam esse apelido?

Descubra essa e outras curiosidades sobre os primeiros dias de aula na universidade!

Bicho ou bixo? Descubra o que é isso!

O correto é escrever a palavra com CH. Contudo, quando “bicho” se refere a “estudantes”, no geral, a gíria é escrita com X.

O termo se refere a calouros, ou seja, aos estudantes que acabaram de passar no vestibular e estão enfrentando os seus primeiros dias de aula.

A origem da palavra se dá pelo fato de “vestibular” e “estrebaria” derivarem do latim: vestibulum. O significado de vestibulum é “peça de entrada que dá passagem a outras partes da casa”.

Antigamente, os animais transitavam por um pequeno corredor para entrar no vestibulum. Algo semelhante acontece com os calouros, que passam pelas dificuldades e apertos do vestibular para poder conquistar uma vaga na faculdade. A substituição do CH pelo X acontece no início da década de 70, quando o termo se popularizou.

Trotes

Certamente, se você está prestando vestibular, já ouviu falar em trotes, não é mesmo? Eles são “rituais” para que os calouros sejam recebidos. Essa recepção varia muito, de acordo com a instituição. Há desde festas, até arrecadação de alimentos e doação de sangue.

Nos mais comuns, os estudantes pintam o rosto, recebem ovada, banho de lama ou farinha de trigo. Há também casos nos quais os calouros são colocados para pedir dinheiro no semáforo com os rostos pintados. O valor arrecadado costuma ser usado para pagar uma festa.

No geral, os trotes são realizados na primeira semana de aulas. Como dica, use uma roupa mais velha, que possa ser manchada. Afinal, a chance de borrá-las com tinta é grande.

O mesmo vale para o calçado. De preferência, use um confortável e que possa ser lavado, com muita água e sabão, para retirar os resíduos do trote!

Mas não se preocupe com os trotes, aproveite para se divertir e conhecer seus novos colegas de faculdade. A semana de interação é muito importante para seu início na faculdade.

Além da semana de interação da faculdade, aqui no Share Student Living os estudantes têm uma programação bem legal, que acontece exclusivamente para quem vive em um dos nossos residenciais. Já imaginou conhecer e viver com gente do mundo inteiro? Conheça mais a Share, entre em contato com a gente.

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!