Economia compartilhada: o que é, como nasceu, qual o futuro?

Você já ouviu falar em economia compartilhada? Se ainda não conhece esse termo, provavelmente já usou os serviços de empresas que aderiram a essa ideia como a Uber e Airbnb.

Entenda o que é economia compartilhada e como ela afeta o seu dia a dia!

O que é economia compartilhada?

A ideia da economia compartilhada é poder ter o benefício de um produto qualquer, sem precisar comprá-lo. Na prática, você pode pensar, por exemplo, nas empresas que alugam vestidos de noivas. A pessoa paga uma taxa, usa o vestido, devolve e não é dona dele. Por isso, acaba gastando muito menos do que se fosse comprar a peça.

Esse tipo de negócio existe há muito tempo, mas em 2008 o mercado parece ter começado a entender que o consumismo tenderia a não se sustentar, com o passar do tempo, pela escassez de recursos.

Isso fez com que o mercado começasse a se reinventar e foi então que as startups começaram a ganhar fôlego. Elas trouxeram serviços inovadores e passaram a oferecer serviços práticos para o consumidor.

Dentre eles, muitas coisas envolvem aluguel de bens que as pessoas usam pouco, como patinete, bicicleta, furadeira, entre outros itens que podem ser ocupados por alguns minutos e devolvidos. É o consumo colaborativo!

O que há hoje e como será o futuro?

A preocupação com o meio ambiente, as crises econômicas e a busca pela praticidade podem fazer com que a economia compartilhada tenda a crescer. Para saber isso, basta imaginar a facilidade que essas opções oferecem.

Por exemplo, se você gosta de pedalar aos sábados, não precisa mais ter uma bicicleta. Afinal, ter uma bicicleta no apartamento pode ser um problema, principalmente se o prédio não contar com um local adequado para guardá-la.

Como a pessoa só usa esporadicamente, nada melhor do que não precisar se preocupar e apenas locar. O mesmo vale para os mais diferentes tipos de produtos.

O mais interessante de tudo isso é que a ideia da economia compartilhada está, pouco a pouco, mudando a maneira como as pessoas vivem e organizam suas rotinas. Hoje, é comum os colaboradores de uma empresa dividirem o combustível de um veículo e irem de carona para o trabalho.

O aluguel de uma casa de temporada, que fica fechada a maior parte do ano, já é algo familiar as pessoas e esse processo pode ser feito por meio de um aplicativo, com rapidez e segurança.

Gosta de fazer parte do compartilhamento? A Share faz parte dessa nova economia!

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!