Como se organizar para a retomada das aulas

Agosto é um mês marcado pela volta às aulas. Depois da viagem e do descanso merecidos, é preciso foco e energia para encarar mais um semestre.

Em primeiro lugar é preciso cuidar da saúde, ajustar o relógio biológico, se adequando os horários: dormir mais cedo para poder levantar mais cedo, por exemplo. Fique atento também ao peso carregado em mochilas, bolsas e afins – é importante, levar somente os itens imprescindíveis. Faça sempre uma revisão e uma limpeza nos objetos, descartando o que for desnecessário.

Separe um período – de manhã, à tarde ou à noite, dependendo do horário que se frequenta o curso – para botar em dia as atividades acadêmicas, em um cantinho dos estudos (num quarto, num escritório, numa sala de estudos ou numa biblioteca). Na Share Student Living, por exemplo, existem áreas específicas para estudar, onde a concentração é garantida.

Não deixe de separar outros horários também para se exercitar, descansar, sair com amigos, acessar as redes sociais e assistir a filmes e seriados. Se você não quiser fazer as refeições fora de casa, separe um tempo também para cozinhar as refeições da semana toda. Quem mora no Share Student Living, além de ter cozinhas equipadas, tem opções de comidinhas e congelados. 

Os dias e horários de tarefas acadêmicas, lazer e compromissos podem ser colocados em pequenas agendas para levar na mala ou para abrir no computador – você também pode baixar alguma no celular, fica muito prático.

Quanto ao material escolar, a palavra de ordem é reaproveitamento de fichários, pastas ou cadernos. Verifique folhas e cadernos que sobraram dosemestre anterior – só compre o que realmente precisar. Pegue emprestado materiais de colegas veteranos – ou de irmãos mais velhos. O seu bolso e o meio ambiente agradecem.

Não deixe de manter o conteúdo de cada matéria em seu lugar – isso vai te ajudar na hora de localizar as anotações, estudar para a prova e fazer trabalhos. Se, ao invés de papel, você usa notebook, organize os arquivos e pastas.

No quesito transporte, fique atento aos trajetos de metrô, ônibus e carro, bem como aos horários das linhas de ônibus. Carona compartilhada pode ser uma boa ideia – participe de um grupo de carona no WhatsApp ou organize um. Atitudes como essa estimulam a criação de novas amizades, além de contribuírem com o meio ambiente e com o trânsito.

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!