Atividades complementares podem ajudar ou atrapalhar a vida acadêmica?

 

Atividades complementares podem ajudar ou atrapalhar a vida acadêmica?

Durante a faculdade, há várias possibilidades de atividades complementares, cursos extracurriculares, projetos de pesquisa, projetos de extensão, monitorias, entre outros tipos. Porém, há uma dúvida muito frequente, principalmente para quem está começando a graduação: é melhor se dedicar a esse tipo de atividade ou gastar todo o tempo estudando?

Na verdade, o ideal é encontrar um equilíbrio. Nem só estudo, nem só atividades complementares. Veja algumas dicas para não errar ao se dedicar a atividades complementares durante a graduação.

Selecione os cursos que fará durante a graduação

Cursos extracurriculares são muito importantes, enriquecem o currículo e abrem caminhos. Durante esse tipo de atividade, além de você aprender coisas novas, também entra em contato com profissionais da área. Isso é muito positivo e pode ser útil na hora de conseguir um emprego, estágio ou até uma vaga de trainee.

Contudo, é importante filtrar o que vai fazer. De nada adianta fazer todos os cursos e não ter tempo para estudar. Por isso, escolha temas que estão de acordo com o seu nível de instrução. Se está no primeiro semestre, participe de cursos mais básicos e não dos muito específicos. Assim, aproveitará mais as oportunidades.

Saiba equilibrar o tempo

Para completar a graduação é preciso frequentar as aulas e ser aprovado. Assim, você precisa de tempo para estudar. Dessa forma, certifique-se de que as atividades complementares não irão prejudicar o seus estudos.

Se você já estiver participando de um grupo de pesquisa, não assuma as atividades de uma monitoria, por exemplo. Afinal, os dois trabalhos demandam tempo. É melhor se dedicar a um por vez.

Pense no que você quer conquistar depois de formado

Na hora de escolher as atividades complementares, pense no seu futuro. Você quer terminar a graduação e fazer um mestrado ou ir direto para o mercado de trabalho. Isso é importante para que possa decidir qual atividade será mais aproveitada.

Se você quiser ir para o mercado de trabalho, dedique-se a projetos de extensão e a estágios extracurriculares. Contudo, se a sua ideia for fazer um mestrado, foque em grupos de pesquisa científica e monitorias.

Deixe algumas coisas para as férias

Claro que os cursos, seminários e congressos são importantes. Contudo, se você notar que já está com muita atividade complementar, deixe para participar desses eventos durante as férias acadêmicas. Assim, continuará aproveitando as oportunidades, sem descuidar dos estudos.

Outra opção é participar de entidades acadêmicas. Veja as vantagens!

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!