5 dicas para montar um cronograma de estudos

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

O verdadeiro segredo para quem busca um bom desempenho nos estudos é encontrar uma forma de aprimorar o aprendizado, através de um cronograma de estudos, que dê suporte para traçar metas e otimizar o tempo.

O cronograma de estudos é um objeto fundamental para que o estudante possa controlar o seu dia, respeitando momentos de descanso, lazer , etc.. Não existe fórmula mágica, mas é possível encontrar ferramentas e técnicas capazes de aumentar a produtividade e o desempenho na hora de estudar. Tenha em mente que dois fatores são essenciais: planejamento e organização.

Nós da Share Student Living oferecemos um novo conceito de moradia estudantil e pensamos em todos esses detalhes. Acomodamos os estudantes com uma estrutura completa, que busca não só encontrar um ambiente propício de estudos, com Wi-Fi em todos os ambientes, sala de estudos, mas também com vários outros serviços como lavanderia, limpeza e snacks, que oferecem conforto e comodidade para que o estudante tenha mais tempo para se planejar, sem ter que se preocupar com trabalhos do dia a dia.

Preparamos 5 dicas para você montar um cronograma de estudos. Confira!

Escolha um bom ambiente de estudos

Organizar horários e a rotina é muito importante para montar um cronograma de estudos, mas tem um detalhe que também é essencial e que pode fazer toda a diferença no momento de planejar o seu cronograma, o ambiente.

Encontrar um bom ambiente de estudos pode render uma excelente produtividade e um rendimento maior do que se você estudasse em qualquer lugar. E não só isso, um bom ambiente de trabalho pode te livrar de distrações, aumentar sua atenção e dedicação e de fato te colocar com “a cara nos livros”.

Sabe aquela mensagem no WhatsApp ou aquele e-mail de um amigo, deixe essas coisas de lado, evite estar próximo de qualquer coisa que lhe tire do foco principal nesse momento que são os estudos. Apostilas, livros, anotações, pesquisas no computador e cursos online , etc.., são os seus “melhores amigos” nesse momento.

Na Share Student Living, por exemplo, oferecemos um espaço com estrutura diferenciada de salas de estudo, Wi-Fi em todos os ambientes e muito mais, para que o estudante tenha à disposição um ambiente perfeito para montar um cronograma de estudos e se dedicar diariamente.

Organize o cronograma conforme o seu dia

Adapte o seu cronograma a sua realidade, aos afazeres do seu dia. O que adianta montar um planejamento com horários de estudo em que você já estará ocupado, com cursos, refeições , etc.. Se organize para que seu tempo de estudos esteja encaixado em horários vagos e que você possa se dedicar 100%.

Encaixe as tarefas do seu dia em horários determinados, calcule bem os deslocamentos e mantenha uma margem de erro, já que o trem pode atrasar, você pode pegar trânsito, entre outros imprevistos. Colocar na “ponta do lápis” todos esses detalhes podem determinar a montagem de um ótimo ou péssimo cronograma de estudos.

Se reorganize nos imprevistos

Organização está sempre em primeiro lugar, mas todos sabemos que o dia a dia reserva inúmeros imprevistos, que saem do nosso controle, por isso é essencial que você esteja preparado para recebê-los e se ajustar brevemente para compensar as horas perdidas.

Uma dica importante é conseguir sempre planejar seu cronograma de estudos na semana anterior a que se iniciou. Por exemplo, se o seu cronograma de estudos termina na sexta-feira, na própria sexta reserve algumas horas para planejar a semana seguinte, para que assim você tenha liberdade para ajustá-lo, realizando as mudanças necessárias e consequentemente já inicie a semana com 100% de força e ânimo, com tudo planejado e organizado.

Defina as prioridades e problemas

Quando montar o seu cronograma de estudos tenha em mente aquilo que mais te preocupa. Defina as matérias que você tem mais dificuldade e coloque-as como prioridade para você dedicar mais tempo para rever o conteúdo, ler materiais e assistir vídeos de apoio.

Revise as partes mais simples dos conteúdos que você tem dificuldade e depois vá para os mais complexos. Não caia na armadilha de ignorar aqueles exercícios mais problemáticos para você, se desafie, busque resoluções, com empenho, dedicação e organização você tem grandes chances de sanar suas dúvidas. Dedique mais tempo para os problemas em seu calendário de estudos.

Priorizar as matérias de dificuldade, não quer dizer que você vai deixar de lado as que você tem maior facilidade. Reserve um tempo, mesmo que seja menor, para revisar o conteúdo, pesquisar sobre o assunto, refazer exercícios e se aprofundar um pouco mais.

Você precisa descansar

Estudar, estudar e estudar é objetivo fundamental para quem busca almejar voos altos na carreira. Porém, nem sempre estudar demais é sinônimo de resultados, por isso é tão importante se basear em métodos e estratégias que lhe deem apoio para planejar o seu cronograma de estudos.

Estudar de fato é fundamental, mas você precisa manter um equilíbrio do seu organismo, seu corpo precisa de descanso e relaxamento para funcionar perfeitamente, afinal, ninguém quer ficar doente vários dias por excesso de trabalho não é mesmo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Share

Share Student Living

Leia também:

Bairro Consolação: 10 lugares para você visitar

Estudar horas e horas seguidas, virar a noite sem dormir para se dedicar totalmente aos estudos e mesmo assim não alcançar os resultados esperados. O caminho de estudar sem cessar, “feito um louco”, é o caminho que muitos jovens seguem, mas isso não quer dizer que trará bons resultados.

Busque por mais

Be part of the guys Share.

Latest vacancies for 2019, Guarantee yours!